Creme em Cápsula: já ouviu falar?
Imagine transportar todos aqueles potinhos e embalagens de seu skincare diário em cápsulas? Prático, funcional e mais fácil de encaixar na rotina, a novidade foi pensada e desenvolvida por Karina Soeiro, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos.
“O creme em cápsula surgiu da necessidade de conseguirmos veicular ativos que oxidam ou sofrem hidrólise na presença de água, assim conferindo estabilidade e a dispensação do uso de conservantes na fórmula, tornando-a mais suave, para ser usada em qualquer tipo de pele, até mesmo nas mais sensíveis, como o caso das peles com dermatite atópica. Pensando nisso, conseguimos uma fórmula prática, que tem a possibilidade de ser utilizada em qualquer lugar”, explica Karina.
Com isso, é possível incluir insumos sem modificações, que são os mais eficazes para a pele, como a vitamina C. Em veículos cremosos, não é possível utilizar esses insumos in natura, pois eles são instáveis para uma composição que contenha água.
“Os cremes em cápsulas são práticos, pois possuem a quantidade certa do uso de tratamento diário que a pessoa precisa para o rosto. Além disso, diferente de outros cremes, ele é livre de conservantes, ecologicamente correto e é seguro para os ativos que costumam oxidar mais rápido, como no caso da minociclina e da vitamina C, o que garante um resultado mais rápido e eficaz”, ressalta Mariana Veloso, médica que atua na área de dermatologia e medicina estética.
“A formulação das cápsulas, pode apresentar 30% dos ativos em sua forma natural, caso da vitamina C. Segundo estudos, o ativo nessa condição apresenta melhor resultado para o tratamento preventivo do envelhecimento cutâneo e melhora do melasma, já que in natura o ácido ascórbico, possibilita agir diretamente no tecido da pele”, explica Karina Soeiro.
Além do tratamento que proporciona à pele, o creme em cápsula também traz uma experiência sensorial diferente no cuidado com a pele, proporcionando a manipulação do seu próprio creme para aplicação, o que torna o momento de cuidado ainda mais prazeroso. “Mime-se com uma massagem facial e com seu momento de skincare. Este processo pode ajudar a reduzir a tensão muscular e da pele, o que ajuda a manter a elasticidade cutânea”, explica a dra. Mariana.
“Vale ressaltar que o dermocosmético é ecologicamente correto, já que o produto faz parte do grupo dos waterless, ou seja, não contém água em sua formulação, sua embalagem servirá de refil e ainda não tem desperdício de produto, você irá utilizar somente uma cápsula por vez para seu tratamento diário, assim contribuímos com ecossistema, poupando recurso natural que está cada vez mais escasso, e também por geramos menos resíduos de embalagem”, enfatiza Karina.
Leia a matéria completa no link: https://harpersbazaar.uol.com.br/beleza/drops-de-beaute-veja-o-resumo-de-beleza-da-semana-102/