Um relato pessoal sobre o polêmico slugging e uma conversa com uma expert
Para compartilhar com as leitoras do Lolla algumas dicas sobre como podemos melhorar a nossa rotina de skincare nessa época – aliás, já escrevi também sobre a ordem certa de como aplicar os produtinhos -, resolvi dividir essa pauta em duas partes: primeiro, trago um relato pessoal sobre a minha rotina e porque adotei o tal do slugging para melhorar a hidratação da minha pele, e depois, compartilho o que aprendi em uma conversa com a Karina Soeiro, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP, pesquisadora e criadora da Apotheka, farmácia de manipulação especialista em dermocosméticos.
Entrevista com a especialista Karina Soeiro
Quais ativos devemos utilizar no inverno?
Os cuidados com a pele são indispensáveis em todas as estações, porém nas estações mais frias a nossa pele tende a ficar mais ressecada e o cuidado com a hidratação precisa ser redobrado. A hidratação ideal deve ser feita com a utilização de cremes e loções que possuam tanto ingredientes oleosos (promovem hidratação chamada de passiva), quanto umectantes, que atraem a água para a pele, promovendo desta forma a hidratação ativa.
Os insumos que fazem a hidratação passiva são ingredientes oclusivos como os óleos e manteigas que formam um filme sobre a pele impedindo a perda transepidérmica de água. Já os umectantes responsáveis pela a hidratação ativa atraem as moléculas de água para a superfície cutânea e complementam a composição da formulação hidratante tornando-a muito mais potente. Tanto a glicerina quanto a uréia em baixas concentrações e alguns tipos de açúcares são os umectantes mais utilizados tanto pelo baixo custo quanto pela sua alta eficácia.
O que devemos evitar neste período?
É importante se atentar a alguns cuidados extras em razão da maior tendência ao ressecamento durante os dias mais frios. Devemos evitar alguns hábitos e produtos, como banhos quentes, uso de buchas e o excesso de sabonetes que irão remover boa parte do óleo produzido pela própria pele, deixando-a mais sensível e desidratada.
Indivíduos que possuem doenças dermatológicas como a dermatite atópica são ainda mais suscetíveis à desidratação, que acarreta a e os sintomas e o desconforto do paciente podendo ocorrer ou piorar a descamação levando a fissuras na pele. Além da hidratação é importante utilizar agentes de limpeza suaves com pH próximo ao da pele (5.5) como sabonetes líquidos, hipoalergênicos e syndets.
Leia a matéria completa no link: https://thelolla.com/s-o-s-pele-dicas-para-o-inverno-e-a-trend-slugging-do-tiktok/