Maquiagem com filtro solar pode ser usada como protetor solar?

Woman applying face cream
Você é um amante de produtos funcionais, como bases com protetor solar, para facilitar seu dia-a-dia? Saiba se praticidade vale a pena!

A resposta é DEPENDE. É verdade que alguns profissionais da área da saúde estética, nas redes sociais e até alguns dermatologistas desaprovam a utilização de “maquiagens funcionais” (com proposta multifuncional, como, por exemplo, foto-proteção e antienvelhecimento associados a make), mas a verdade é que não podemos generalizar, e sim, existem alguns produtos que podem ser substituídas pelo foto-protetor convencional sem nenhum prejuízo e pelo contrário, com alguns benefícios adicionais.

O grande problema está na quantidade de filtro solar (com cor ou sem cor) aplicada e nos valores de FPS (Proteção contra radiação ultravioleta do tipo B) e FPUVA (Proteção contra radiação ultravioleta do tipo A) do produto, mas calma: Eu vou te explicar e ensinar a você avaliar se você pode ou não usar sua base como protetor solar está bem?

Maquiagem com filtro solar pode ser usada como protetor solar?

Existem laboratórios especializados neste tipo de análise e eles contratam voluntários, no qual aplicam uma quantidade de 2mg/cm2 de pele do produto teste (também fazem testes in vitro). Essa porção equivale a um pouco menos que uma colher de chá para o rosto todo e o resultado obtido refere-se a essa quantia de produto aplicada. Assim, se for aplicado menos, o filtro solar protegerá menos também.

Como é feita a determinação de FPS e FPUVA?

Usamos uma quantidade de protetor solar muito inferior a que deveríamos

Então, estudo demonstraram que a quantidade real de protetor solar aplicada varia entre 0.39 a 1.0 mg/cm2 de pele. Se aplicarmos um protetor solar com FPS 70 (na quantidade correta 2mg/cm2) em uma porção de 1.0 mg/cm2 o FPS cai para 37. E se aplicado 0,5mg/cm2 o FPS cai para apenas 19,7. Em base desse conhecimento possuímos duas alternativas: aplicamos a quantidade correta ou escolhemos um FPS alto (com boa proteção UVA) para chegarmos a um nível de proteção solar satisfatório.

Este é o grande problema, e quando se trata de uma maquiagem com fator de proteção solar as pessoas tendem a aplicar menos ainda, utilizando uma quantidade suficiente apenas para cobrir a pele, sem pensar na necessidade de uma porção maior para que ocorra uma proteção solar efetiva. A maioria das bases com filtro do mercado possuem fator de proteção solar baixo. E justamente pelo que expliquei a vocês esse é um grande problema.

Porém, já existem maquiagens funcionais com fator de proteção solar bastante adequados, com FPS 70 e até mesmo 90, e ótima cobertura contra radiação UVA. Estes, sim, podem e devem ser utilizados como protetor solar único desde que você capriche na camada aplicada.

Cor: uma proteção extra!

As maquiagens e filtros solares com cor utilizam minerais como os óxidos de ferro e dióxido de titânio para conferir a coloração e cobertura. Esses pigmentos inorgânicos, não só nos deixam com a pele mais bonita e uniforme, mas também conferem um benefício extra e super importante: a proteção contra a luz azul (Aquela do celular, tablets e outras luzes artificiais). A luz azul aumenta a produção de radicais livres e metaloproteinases, vilões e responsáveis pela piora e aparecimento de manchas e envelhecimento cutâneo. Portanto, a cor é uma grande aliada a saúde da nossa pele e devemos explorar, sim, essa opção!

Baseado em tudo que te contei, então, você pode, sim, utilizar um protetor solar com base. Agora ainda com propriedade e realizando uma escolha e uso consciente. Proteção solar alta e camada generosa irão te proteger e te deixar mais linda ainda. Conhecimento é tudo, né, pessoal? Fica a DiKa 😉

Matéria oficial: https://www.manequim.com.br/coluna-karina-soeiro/sabonete-e-pele-qual-comprar-e-qual-o-impacto-da-escolha-correta-do-agente-de-limpeza.phtml

Posts relacionados

Deixe um comentário