De acordo com a mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos, Karina Soeiro, para evitar alergias, devemos lembrar que a região dos olhos é muito sensível, então o recomendado é evitar passar glitters tradicionais e outros produtos próximos à linha d’água. Já nas bochechas, testas e outras regiões devemos sempre buscar por produtos à base de água, pois além de aumentar a fixação, impede o surgimento de cravos e espinhas.
“Nenhuma substância no mundo é 100% isenta de risco de reação alérgica, até a água pode causar alergia. Então, é importante lembrar que vários insumos utilizados na hora de fazer a maquiagem podem causar alergias, alguns têm um potencial sensibilizante muito maior que outros, entre eles conservantes, corantes e alguns solventes”, explica a especialista.
Brilhe com consciência
Apesar de ser quase unanimidade no carnaval, o glitter convencional tornou- se um grande vilão por proporcionar reações alérgicas recorrentes em quem utiliza e causar um impacto negativo no ecossistema. “Essas purpurinas são feitas de plástico, mais especificamente alumínio e polietileno tereftalato (PET). Além de levar centenas de anos para se decompor, o micro tamanho desses brilhos também causa problemas ao meio ambiente, já que essas partículas chegam facilmente aos oceanos e são ingeridas pelos peixes”, explica Karina.
Para curtir a folia sem prejudicar a pele e o meio ambiente, a farmacêutica ensina como fazer seu próprio glitter biodegradável em casa com materiais como mica e legumes e arrasar nos bloquinhos. Além de orgânico, o glitter pode ser aplicado no rosto sem riscos de alergias ou irritações.
“Para fazer o glitter biodegradável, você vai usar a gelatina incolor como base, e para colorir você pode fazer um extrato concentrado de beterraba ou de cenoura. As diferentes tonalidades para dar cor ao glitter podem ser atingidas tanto pela água do cozimento de legumes, quanto utilizando mica natural, já que ambos substituem os corantes artificiais que em contato com a pele podem causar alergias. Quando a gelatina estiver sólida, você vai triturá-la para ficar em pequenos pedaços. Depois, basta aplicar um creme hidratante da sua preferência e colocar o glitter biodegradável sobre a região que desejar”, explica.
Aprenda a fazer glitter biodegradável
Ingredientes
- 24g de gelatina incolor em pó sem sabor;
- 1/2 xícara de água (que pode ser do cozimento de beterraba ou cenoura bem concentrados);
- Mica natural.
Como fazer
Em um copo, coloque meia xícara de água com a cor que preferir e adicione a gelatina em pó, após isso com auxílio de uma colher misture a coloração e a água. Nessa etapa da receita, você pode usar tanto a coloração natural, com a água do cozimento dos legumes, ou usar a mica. Deixe em descanso por dez minutos hidratando e aqueça para dissolver toda a gelatina.
Utilize um recipiente liso para colocar todos os ingredientes, como uma assadeira e espalhe com o auxílio de um pincel, para que se forme uma película bem fina como uma folha. Deixe descansar por seis horas e triture esta folha com auxílio de um liquidificador ou multiprocessador, é importante deixar as partículas bem pequenas. Caso prefira deixar o “glitter” bem fininho, você pode passá-lo em uma peneira. Além disso, é possível utilizar micas naturais para dar um brilho extra e arrasar nas festas de carnaval.
Leia a matéria completa:
https://exame.com/casual/fantasias-de-carnaval-simples-e-faceis-para-a-ultima-hora/