Obtido a partir das folhas da Melaleuca alternifolia, árvore nativa da Austrália, o óleo de melaleuca (tea tree oil) tem sido, cada vez mais, encontrado nos produtos de beleza.
Isso porque tem se mostrado um ativo poderoso quando o assunto é manter a aparência e a saúde da pele e dos cabelos.
O óleo de melaleuca é conhecido por suas diversas propriedades medicinais e terapêuticas, pois conta com um composto poderoso chamado terpinen-4-ol, que contém forte atuação contra bactérias, vírus e fungos, além de vários outros pontos que são excelentes para a pele. Sua utilização é extremamente eficaz em tratamentos relacionados à saúde e beleza”, diz a Dra. Karina Soeiro, mestre em ciências farmacêuticas pela USP e desenvolvedora de dermocosméticos.
O uso tópico do óleo de melaleuca é seguro para a maioria das pessoas. Apesar disso, é fundamental lembrar que, em sua forma 100% pura, pode ser um ativo muito forte e, se utilizado de forma exagerada, principalmente em peles sensíveis, pode acabar desencadeando irritações e reações alérgicas.
O ideal é sempre fazer um teste de sensibilidade antes de passá-lo em uma área maior da pele e usá-lo de forma diluída ou em baixas concentrações em produtos dermocosméticos. Outro ponto também, é conferir se o produto já não é diluído, pois algumas vezes são usados até óleos minerais para essa finalidade“, alerta Karina.
Leia a matéria completa: