Bakuchiol
A Psoralea corylifolia é uma erva de flor roxa comumente usada na medicina ayurvédica e tradicional chinesa. “O composto derivado desta planta tornou-se conhecido como um novo ingrediente semelhante ao retinol nos cuidados com a pele. Inúmeros estudos científicos elevam o status deste fitocêutico, e tudo indica que ele estará nos trends por muito tempo como opção segura e eficaz no tratamento de diversas desordens da pele, como acne, envelhecimento e manchas”, aposta Karina Soeiro, mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP)
Derivados da maconha para uso tópico
Vários compostos presentes nesta planta apresentam benefícios para tratamentos dermatológicos — tanto estéticos quanto de algumas doenças. “Existe uma forte e crescente tendência destes produtos ganharem cada vez mais espaço nos cuidados com a pele. No Brasil, a utilização tópica deles ainda não é permitida. Porém, existem alternativas como o óleo de Copaíba, que é rico em beta carofileno, presente na cannabis e também em outras plantas, que se liga a receptores CB2, atuando de maneira positiva no tratamento de algumas doenças de pele e alterações estéticas como psoríase, dermatite atópica, melasma e antienvelhecimento”, conta Karina.
Amora
O extrato de amora tem atividade antioxidante e também é capaz de diminuir a atividade de uma das enzimas importantes na produção de melanina. “O seu uso é indicado para compor formulações que visam tratar melasma e envelhecimento da pele”, fala a farmacêutica.
Clique para visualizar a matéria completa: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/07/18/de-cereja-a-cogumelo-os-superingredientes-que-vao-invadir-o-skincare.htm