UOL/ Universa SET/21 Vindos da biodiversidade brasileira, esses ingredientes fazem bem à beleza

A biodiversidade brasileira está super em alta. Além de ela estar cada vez mais presente nos cosméticos nacionais, marcas de maquiagem, produtos capilares e para a pele americanas e europeias estão usando nossos ativos. “Tem muita coisa boa aqui, uma riqueza absurda na nossa biodiversidade”, fala a farmacêutica Karina Soeiro, contratada por uma farmácia de manipulação americana que queria desenvolver uma linha só baseada nesses ingredientes.

Outro ponto que faz o mercado de ativos naturais brasileiros crescer é a preocupação com o consumo consciente, principalmente de beleza. É fundamental conhecer o propósito, os valores e a cadeia de produção do que a gente compra. E a busca por ativos que não prejudicam o meio ambiente ganha destaque — é a clean beauty, que de tendência virou caminho sem volta. Segundo pesquisa da Technavio, estima-se que o mercado global de cosméticos veganos pode crescer o equivalente a quase R$ 18 bilhões até 2024. E é lógico que, com um país de uma diversidade tão exuberante, haveria uma lista de ativos incríveis para a beleza.

A Noviole, por exemplo, é uma marca brasileira pioneira de biodermocosméticos 100% beleza limpa, natural, vegana e cruelty free. “Valorizamos e privilegiamos a riqueza da biodiversidade brasileira. É exatamente por isso que desenvolvemos nossos produtos com matérias primas naturais extraídas com alta tecnologia e sustentabilidade”, conta a diretora científica Daniele Balbi, dermatologista.

Já a californiana Biossance, pioneira em clean beauty, usa a cana-de-açúcar brasileira para produzir seu esqualano vegetal, componente super hidratante. Até a francesa Kérastase foi buscar na Amazônia ingredientes para cuidar dos fios, com sua linha de nutrição e brilho Aura Botanica, que traz óleo da castanha do Pará. Olha só como cada ingrediente age: Cafeína “O extrato da semente e das folhas regeneram e uniformizam; ações estéticas muito interessantes”, diz Ludmila Bonelli, cosmiatra e especialista em dermatocosmética. Cacau Sua teobromina e seus polifenóis interferem na imunidade. “Na pele, têm efeito de combate aos radicais livres, regenerador, diminuem o stress oxidativo”,.

Argilas Elas estão no Brasil de uma forma muito única. “Uma das mais encantadoras são as brancas e as verdes. A primeira tem silício orgânico, ação reconstrutora e curativa, além de regenerar tecidos”, conta a cosmiatra. Copaíba “Ela é rica em beta carofileno e tem ação ‘canabinoide like’, com propriedades anti inflamatórias, calmantes e com ação comprovada do tratamento do melasma e psoríase”, conta Karina. Açaí Com alta concentração de antioxidantes, tem ação antipoluição, revitalizante e hidratante. Diminui também as rugas e melhora a luminosidade da pele. “O açaí tem propriedades anti-pigmentantes e é utilizado no tratamento do melasma”, fala Karina. Bacuri Extraída da semen.

Leia a matéria completa no link: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/09/24/vindos-da-biodiversidade-brasileira-esses-ingredientes-fazem-bem-a-beleza.htm

Deixe um comentário