A nossa pele precisa de cuidados especiais durante todo o ano e, a cada estação, os ativos presentes em nossa rotina de skincare e em nosso nécessaire devem ser adaptados para atender às necessidades de cada clima. Com o aumento dos raios solares e das atividades ao ar livre no verão, por exemplo, é importante focar na hidratação, pois é ela que vai ajudar a manter a barreira cutânea íntegra – além de ser responsável por proteger a pele e ajudá-la a se recuperar rápido de quadros de irritação e queimaduras.
Segundo Karina Soeiro, mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos, mais importante do que saber qual é o seu tipo de pele é identificar quais substâncias podem atender às suas necessidades durante a estação mais quente do ano.
“Durante o verão, a pele tende a ficar mais exposta aos raios solares, ficando mais ressecada, e propensa à formação e piora de manchas. Por isso, é preciso reorganizar o nécessaire e garantir a presença de ativos que, somados ao filtro solar, protejam a nossa pele. Vitamina C, niacinamida, ácido ferúlico, aloe vera, entre outros ativos, são exemplos de insumos que podem ser utilizados e que devemos usar e abusar no verão. Juntos, estes ativos possuem ação antioxidante e ajudam a controlar a produção de melanina – que é aumentada tanto pela exposição solar quanto pelo calor -, combatendo o melasma, envelhecimento precoce e câncer de pele. Eles trazem além da proteção, luminosidade e uniformidade à pele”, explica a especialista.
Veja sete ativos que Karina indica que farão toda a diferença em sua pele nos dias mais quentes do ano:
Manteiga de karité
Rica em ácido cinâmico, um fitoesterol natural, a manteiga de karité é um ativo hidratante que além de proteger o corpo de agentes externos, como calor e vento, também reforça a barreira contra as agressões do mar, da piscina e do sol. Ela auxilia na fotoproteção, pois o ácido cinâmico atua como um escudo natural contra os raios UVA e UVB.
“O karité é um grande aliado na regeneração celular, na manutenção da umidade e preservação da elasticidade cutânea, sendo uma ótima escolha para promover a hidratação e evitar o envelhecimento precoce da pele”, pontua a especialista.
Ácido ferúlico
“O ácido ferúlico é um ativo extraído do arroz e possui ação preventiva contra o envelhecimento cutâneo, colaborando na prevenção do melasma e câncer de pele. Os estudos demonstram que, além de sua atividade antioxidante, quando associado à vitamina C, o ácido ajuda na estabilização da mesma, dobra a sua capacidade fotoprotetora, melhora a firmeza da pele e a flacidez”, conta Karina.
Niacinamida
É uma vitamina do complexo B, também conhecida como vitamina B3. A niacinamida possui diversos benefícios à nossa pele e atua colaborando de maneira estratégica na prevenção e tratamento do melasma, inibindo a transferência da melanina produzida para a pele. Possui ainda ação antienvelhecimento e antiacneica, sendo desta forma um curinga que deve ser utilizado em todos os tipos de pele inflamatória.
Vitamina C para a pele
Um ativo comum, mas imprescindível, a vitamina C é um grande aliado da pele, mas em conjunto com o protetor solar, ele ajuda na proteção da pele contra os danos causados pelos raios UVA e UVB. Atua na pele estimulando a produção de colágeno, possui potente ação antioxidante que previne e trata o envelhecimento e manchas na pele ao mesmo tempo em que previne parte do dano causado pela exposição solar.
Frutas vermelhas
Ricas em flavonoides e outros compostos antioxidantes, as frutas vermelhas ajudam a proteger a pele dos raios ultravioletas do sol, possuem ação anti-envelhecimento e auxiliam no clareamento de manchas na pele. Os ativos dessas frutas podem ser utilizados em formulações de loções, cremes, séruns e produtos utilizados para higienização cutânea, tanto corporal como facial.
Resveratrol para pele
Este ativo é um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes e películas das uvas negras e róseas, assim como no vinho tinto. Possui ação multifuncional quando utilizada de maneira tópica ou através de suplementos em cápsulas, tabletes ou filmes orodispersíveis. Os benefícios vão de auxílio no tratamento e prevenção de manchas na pele, envelhecimento, doenças inflamatórias e até como auxílio no gerenciamento do peso.
Aloe vera para pele (e cabelos!):
A substância já é querida em muitos produtos de beleza, tanto para a pele quanto para os fios. O aloe vera possui ação cicatrizante, clareadora e antiacne. Um estudo recém publicado na revista científica Journal of Ethnopharmacology demonstrou o poder da utilização de um gel de aloe vera para tratamento do ressecamento vaginal, que acontece em mulheres após a menopausa, sendo comparado inclusive com a utilização de hormônios para a mesma função. Sem dúvida alguma, um componente multifuncional com potencial que deve ser explorado cada vez mais.